Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico





Total de visitas: 1313
 
Noticias (Estado SP)

 

  09/04/2010

Custo de vida subiu 0,47% em São Paulo em março, aponta Dieese

 

 

São Paulo raciona remédio contra aids por falha logística

 Afalta do Lamivudina, um dos medicamentos do coquetel para tratamento da Aids, levou o programa do Estado de São Paulo contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) a fracionar comprimidos e a remanejar medicamentos para atender os ambulatórios estaduais. O medicamento, usado diariamente por soropositivos, está em falta no Estado. Desde o início de abril, é constatada a falta do produto nas regiões de Campinas, Marília, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto.

 

 

Justiça conclui que promotor agiu em legítima defesa ao matar motoqueiro em SP 07/04/2010

O tribunal de Justiça de São Paulo não aceitou a denúncia do Ministério Público que acusava o promotor Pedro Baracat Guimarães Pereira, 44, de ter assassinado o motoqueiro Firmino Barbosa em 2008. Dessa forma, ele não se tornará réu no processo que respondia por homicídio culposo. Não cabe recurso à decisão. efesa do casal Nardoni vai recorrer ao TJ para realização de novo julgamento

 

Na interpretação dos desembargadores, o promotor agiu em legítima defesa ao disparar dez tiros contra o motoqueiro que tentava o assaltar na noite de 5 de janeiro do ano retrasado.

Na denúncia, o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, reconheceu que houve a legítima defesa, no entanto, considerou que o promotor se excedeu ao atirar dez vezes contra a vítima.

"A acusação entendia que depois de dar quatro tiros o promotor poderia ter parado de atirar. Mas ele estava com uma pistola automática e fez todos os disparos em três segundos", argumentou o advogado Theodomiro Dias Neto, que defende Guimarães Pereira.

Na ocasião, segundo o advogado, o promotor portava uma pistola calibre 9 milímetros porque havia recebido uma mensagem de que membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) poderiam assassinar agentes públicos. Como ele atua na área criminal e já havia denunciado diversos integrantes do PCC temia sofrer algum atentado.



 

 


Podval havia entrado com um pedido de anulação do júri por causa da alteração do Código Penal, aprovada há pouco mais de um ano. Antes da mudança, a defesa poderia entrar imediatamente com pedido de nulidade quando o réu fosse condenado há mais de 20 anos de prisão. Nardoni foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias pela morte da filha e fraude processual (alterar a cena do crime). Sua mulher, Jatobá, recebeu pena de 26 anos e 8 meses pela morte da enteada e tentar apagar provas da polícia. O juiz Fossen presidia o julgamento do casal e divulgou a sentença naquela ocasião.O defensor do casal tinha justificado o pedido de anulação por causa dessa extinta brecha judicial. O juiz Fossen, no entanto, negou esse pedido.Procurado pelo Vivaonline nesta quarta, Podval afirmou que não iria se manifestar oficialmente sobre os próximos passos da defesa. A reportagem apurou, no entanto, que o advogado vai recorrer ao TJ e, possivelmente ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, caso tenha seu pedido por um novo júri negado nas demais instâncias.
Isabella foi morta aos 5 anos, no dia 29 de março de 2008, na Zona Norte da capital. A maioria dos sete jurados que participaram do julgamento aceitaram a acusação de que a madrasta agrediu a menina e tentou esganá-la, asfixiando-a.

 

 

 

 


 

Garoto de 13 anos detido pela 13ª vez é internado provisoriamente na ex-Febem

 

 


O adolescente de 13 anos detido pela 13ª vez pela polícia está internado provisoriamente em uma instituição para menores infratores em São Paulo desde a tarde de segunda-feira (5). Segundo o Ministério Público, nesta quarta (7) a Justiça decidirá se o garoto permanecerá em uma das unidades da Fundação Casa (extinta Febem) para cumprir medidas sócioeducativas.O menino foi detido pela Polícia Militar na noite do último domingo (4) quando escutava som alto em um carro furtado na Zona Sul da capital. Ele estava no banco do carona na companhia de outro adolescente, este de 15 anos, que guiava o veículo.

O adolescente de 13 anos é um “velho conhecido” da polícia. Sua ficha criminal é tão extensa que é maior que a altura do menino, que tem pouco mais de 1,50 metro.



Votação do projeto Ficha Limpa é adiada para maio



Agência Câmara

A votação do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros) foi adiada para a primeira semana de maio. Os líderes decidiram neta quarta-feira encaminhar as propostas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator. A comissão terá prazo até o dia 29 de abril para aprovar um parecer sobre as propostas.

Se o parecer não for aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo Plenário em regime de urgência. O PMDB e PT se comprometeram a assinar o pedido de urgência apresentado hoje pelo DEM. A expectativa inicial era começar a discutir as propostas sobre o assunto ainda nesta quarta, em sessão extraordinária marcada para o início da noite.



A defesa do casal Nardoni, condenado no último dia 27 de março pelo assassinato da menina Isabella, vai recorrer da decisão do juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Santana, Maurício Fossen, que negou na tarde de terça-feira (6) o pedido para a realização de um novo julgamento para Alexandre Nardoni, de 31 anos, e Anna Carolina Jatobá, de 26.

Durante a reunião, em São Paulo, houve início de confusão. Professores favoráveis à manutenção da greve criticaram a posição da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que votou pelo fim do movimento. Cerca de 800 pessoas participaram da assembleia.

Um ovo chegou a ser arremessado contra a presidente do sindicato, Maria Izabel Noronha, mas não acertou. Houve empurra-empurra e Bebel, como é conhecida, deixou o local escoltada por seguranças e pela polícia – 200 policiais militares ainda continuam no saguão do prédio do Masp, na avenida Paulista.

 Segunda-feira também está prevista a normalização em Bauru. Já a região de Campinas, que possui a maior massa de soropositivos do Estado teria recebido os medicamentos na quarta-feira. "Aqui, conseguimos uma remessa que veio remanejada depois que ameaçamos entrar com centenas de ações na Justiça", disse Júlio Caetano, do Grupo de Doentes de Aids, de São José do Rio Preto, região onde 1,2 mil soropositivos consomem 16 mil comprimidos por mês.

 

 

 O programa informou hoje que a normalização deve ocorrer até o início da semana que vem. "Disseram que nos mandariam o medicamento na segunda; a falta aqui ocorre desde terça-feira", disse a coordenadora de Marília, Helena Shawitz. A previsão do programa estadual é de que a região de Sorocaba também seja abastecida a partir desta sexta-feira ou segunda, quando o município buscará o medicamento no aeroporto de Guarulhos.

O custo de vida das famílias do município de São Paulo ficou 0,47% maior em março, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese). A taxa ficou abaixo da registrada no mês anterior, de 0,59%.

Para as famílias de baixa renda, no entanto, essa alta foi maior, de 0,89%. A taxa do Índice de Custo de Vida (ICV) de março é menor à medida que o nível de rendimento cresce, ficando em 0,62% para as famílias com nível intermediário de rendimento (estrato 2) e de 0,32%, para as de maior poder aquisitivo, pertencentes ao estrato 3.

Essa concentração é resultado, principalmente, da forte alta nos preços dos alimentos, que têm maior peso no orçamento das famílias de menor poder aquisitivo. No ICV geral, esse grupo teve elevação de 1,54%.
Em março, os maiores aumentos foram registrados nos grupos alimentação (1,54%), saúde (1,25%) e habitação (0,46%). Já o grupo transporte teve deflação de 1,65%, e ajudou a conter a alta do ICV

 

 

Motorista se livra de caminhão, mas sofre com pista ruim na Av. dos Bandeirantes

 

"A ondulação na pista incomoda bastante. Você breca e o carro fica pulando. Se a pessoa vacilar, bate no outro carro ou acaba com a suspensão. Agora que dá para desenvolver velocidade, o problema piora", afirmou. Para ele, a ausência de faixas de sinalização também representa problema. "Não dá para saber quantas faixas a avenida tem. Os outros vêm para cima de você e você vai para cima dos outros", afirmou.

São Paulo tem postos de arrecadação de donativos para vítimas da chuva no Rio de Janeiro

Os paulistanos que querem ajudar as vítimas da chuva no Rio de Janeiro podem levar donativos para alguns postos na capital paulista. Eles são recebidos nas lojas da rede de supermercados Walmart, nas rodoviárias do Tietê e da Barra Funda e no estádio do São Paulo, o Morumbi.

O estádio do São Paulo também começou uma campanha de arrecadação. “Poderia estar acontecendo com a gente. Então a gente procura ajudar um pouquinho” contou a dona de casa Maria Teixeira Gonçalves, uma das doadoras.

“A gente arrecadou nas ultimas vezes mais ou menos 300 toneladas. Então a gente deve estar esperando algo parecido já que o povo brasileiro é bem solidário”, afirmou o coordenador de marketing do time, Paulo Cruz.

 

 

08/04/2010

 

Professores da rede estadual encerram greve

O VIVAONLINE andou na tarde de quinta-feira (8) os dois sentidos da Avenida dos Bandeirantes, entre a Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini e a Avenida Jabaquara. Em todo o trajeto, embora faixas de pedestres se mantenham íntegras, a sinalização de solo está apagada e há ondulações de até cinco centímetros de altura entre uma faixa e outra.

 O motorista de táxi Ricardo Marques Mendonça disse que ele e outros proprietários de carro do mesmo ponto de taxi em Moema já tiveram prejuízo com as irregularidades na Bandeirantes.